Uma grande festa de família Coronet-Coronetti

junho 14, 2017  - by 

A cada dois anos os descendentes de Maria, Giovanni e Vittore Coronet se reúnem para passarem juntos bons momentos. É o tradicional Encontro da Família Coronet-Coronetti que movimenta familiares de todo o Brasil. Uma organização minuciosa permite que mais de 200 pessoas, com o sobrenome ou não, mas pertencentes à família, possam se abraçar e tirar muitas fotos juntos.

A primeira festa contemplou o local de estabelecimento dos irmãos, a cidade de Antonio Prado no Rio Grande do Sul. Familiares se deslocaram de vários Estados brasileiros para rever ou conhecer parentes. A emoção de estar em solo dos antepassados imigrantes reuniu mais de 700 pessoas.

Os crachás entregues levavam o nome do antepassado imigrante para facilitar o contato de primos que ainda nem se conheciam e que não faziam ideia que descendiam do mesmo nono.

A emoção é muito grande ao visualizar o salão repleto de mesas extensas e cadeiras. O ponto culminante do evento é sem dúvida o almoço, quando todos estão ali reunidos, conversando, imortalizando os momentos através das fotografias, trocando contatos e contando as histórias das suas próprias vidas, de seus pais e avós.

São os próprios membros da família que organizam os encontros e o fazem com muito carinho. Alguns locais com mais familiares fretam ônibus de viagem para que mais pessoas possam comparecer. Ao término do evento, outro comitê inicia os preparativos e a divulgação para o próximo. Outro local é escolhido para facilitar o comparecimento de mais parentes.

O Encontro conta sempre com muitas fotos antigas, cartas, documentos e gráficos de linhagem que as pessoas levam voluntariamente e expõe. Os que são muito envolvidos com História da Família ficam a postos para captar mais informações e inserir na grande árvore que começou com apenas 3 irmãos.

O segredo para esse momento espetacular é muito amor e divulgação. A família tem grupos nas redes sociais como Facebook e Whatsapp, todos já sabem que o Encontro acontece no mês de março dos anos ímpares e se preparam para o próximo, avisando quem ficou de fora. A animação é sempre grande e os momentos ali compartilhados são inestimáveis.

Cada encontro promove a lembrança dos antepassados, suas lutas e conquistas. A comparação física e cultural é ampla e o sorriso no rosto de cada um é fácil de ser notado. Uma grande família que busca honrar o trabalho árduo dos antepassados, conservar a família unida e preservar seu legado.

Michele Coronetti | Porto Alegre – RS

encontro familia coronetti2encontro familia coronetti3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Muito legal o meu sobrenome é Ramos de Oliveira mas os meus antepassados são todos Nascimento e Prata por exemplo o Meu pai chamava-se José de Oliveira Prata e minha mãe Marieta do Nascimento Prata e os Dez 10 filhos de sobrenome Ramos de Oliveira ja viu isto,Somos oriundos de Tiradentes Minas

  2. Olá. Tudo bem ?Pois então fico feliz em saber das histórias que meo avô contava dos seus antepassados. E de fato ser real.Estou me programando para ir ha Itália ano que vem e gostaria de saber mais sobre a vida destes imigrantes.Aprincipio meo bisavô e um dos filhos destes imigrantes que chegaram ao Brasil. Que cresceram no Rio Grande. Sei entre partes as histórias dos 3 irmão. Se alguém puder me esclarecer mais eu agradeço . Lauro Coronetti este e o nome do meo avo Obrigado
    Email:Gabriel.darosa@Yahoo.Com