Sobrenomes Italiano

outubro 22, 2018  - by 

Você acha que tem um sobrenome italiano? Termina em “o”, “e”, “a”, “i”, então deve ser italiano, certo?

As probabilidades são que poderia ser, mas para ter certeza, você pode explorar em vários lugares para saber mais sobre o seu nome.

Os italianos geralmente não usavam sobrenomes até que a população italiana começou a crescer e mais famílias precisavam ser distinguidas uma da outra. Então, começando no século XV, os italianos nas classes superiores começaram a acrescentar um sobrenome. Na época do Concílio de Trento (1545 – 1563), usar um sobrenome era uma prática comum e ainda mais solidificado por esse concílio quando enfatizaram a necessidade de registrar batismos, casamentos e sepultamentos.

Origens dos Sobrenomes Italianos

Os sobrenomes italianos geralmente vêm em algumas categorias principais no que diz respeito às suas origens.

    De onde veio o meu sobrenome italiano?
  • Patronímicos (o sobrenome vem do primeiro nome de um antepassado) — d’Alberto, D’ Angelo, d’Alessi
  • Áreas geográficas — Lombardo, di Genova, Napolitano
  • Descritivos ou Apelidos — Franco, Betto, Zello, Gambino
  • Profissões — Ferraro, Carpenteri, Muratori

Alguns nomes vêm até mesmo dos animais, insetos, pássaros, objetos, anatomia, e assim por diante.

Alguns sobrenomes, como Esposito, Inocenti e Incogniti, podem até mesmo ser usados para identificar uma família que tinha uma criança abandonada em algum lugar de sua família.

Use estes recursos excelentes para aprender mais sobre as origens de seu próprio sobrenome italiano e como os primeiros nomes são passados para as gerações futuras.

A Emigração Italiana e o Sobrenome Mudam

Se você tem imigrantes italianos entre seus antepassados, seus nomes poderiam ter sido alterados à medida que foram assimilados em seu novo país de origem.

Um sobrenome comum como Russo poderia ter se tornado anglicizado ou mudado para se tornar Russe, Russa, Russell ou mesmo Russ. Um sobrenome também poderia ter sido traduzido para o inglês diretamente do italiano. Exemplos incluem Piccolo tornando-se Litle, Chiesa sendo mudado para Church, e Bianco mudando para White.

O que significa o meu sobrenome italiano?
Significados e origens de sobrenome italianos

Preste atenção para estas mudanças nos documentos nos países onde seus antepassados italianos imigraram. Se você ainda estiver explorando registros, tente localizar seu antepassado em uma lista de passageiros. A forma como o nome do seu antepassado foi escrito na lista de passageiros é provavelmente a forma como o nome teria sido escrito em registros italianos. As listas eram muitas vezes preenchidas no porto de embarque antes do navio deixar a Itália.

Rastrear registros de nascimento originais de seus antepassados, bem como outros registros italianos, como casamentos, batizados, óbitos, e assim por diante, pode lhe dar pistas sobre como seu sobrenome mudou ao longo do tempo. Se você precisar de ajuda para começar com sua genealogia italiana, o FamilySearch tem grandes recursos de pesquisa da Itália.

Nomes e Mapas de Distribuição de Sobrenome Italianos Comuns

10 Principais Sobrenomes Italianos

Mais Solicitados

Mais Comum na Itália

1. Rossi 6. Russo 1. Rossi 6. Romano
2. Berlusconi 7. Colombo 2. Russo 7. Colombo
3. Ferrari 8. Brambilla 3. Ferrari 8. Ricci
4. Puddu 9. Greco 4. Esposito 9. Marino
5. Esposito 10. Ricci 5. Bianchi 10. Greco

Compreender o significado e a origem de seu sobrenome pode ajudá-lo não somente distinguir entre famílias do mesmo nome, mas na Itália poderia ser uma chave para encontrar um lugar exato da origem para seus antepassados. Por quê? Porque certos sobrenomes existem apenas em certas localidades na Itália ou são mais comuns em regiões específicas do país.

Tenho um sobrenome italiano?

Você pode explorar vários sites que aparecem em mapas ou em forma de tabela, onde um sobrenome é mais predominante na Itália. Estes sites usam frequentemente diretórios modernos de telefone e registros históricos para dar uma boa representação de onde um sobrenome existe na Itália. Esta informação pode ser extremamente útil para restringir de onde sua família pode ter vindo, especialmente com sobrenomes incomuns.

Vamos encará-las, essas pesquisas também são muito divertidas!

Este site mapeia o seu sobrenome italiano. Na página inicial, procure a caixa que diz cerca un cognome. Digite seu sobrenome na caixa e clique em Trova. Você vai ver em quantas comuni, ou cidades, seu sobrenome existe.

O site de sobrenomes italianos é um pouco diferente. Este site permite que você digite um nome, região por região, na Itália para descobrir como o seu nome prevaleceria em cidades específicas. Como exemplo, eu coloquei o sobrenome Accetta na caixa para “Sicilia” e encontrei uma lista de cidades com o número estimado de pessoas em uma cidade com esse sobrenome. Quando você clica no nome de uma cidade, isto também lhe dá os dez sobrenomes mais comuns naquela cidade. Você também pode procurar os sobrenomes mais comuns por cidade.

O site Cognomix é uma espécie de combinação dos dois – ele não só mapeia o sobrenome para você, mas também lhe diz um número estimado de pessoas ou famílias em uma cidade com o sobrenome, em última análise, percorrendo de região para província e depois para a cidade em um mapa colorido.

O meu sobrenome é italiano?

Se você só quer ver uma boa lista de sobrenomes italianos, há também várias boas fontes online.

Então, experimente – você pode ficar surpreso com o que você encontrar.

Explorar o seu sobrenome pode ser muito divertido, mas em última análise, espero que isto o leve a descobrir mais sobre a vida de seus antepassados e onde eles viveram. O FamilySearch tem empreendido um projeto maciço para digitalizar e indexar registros de certidão civil em toda a Itália. Uma vez que você localizou onde seus antepassados viveram – as probabilidades são que você irá encontrá-los nesta coleção de registros da Itália agora disponíveis online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Olá. Meu nome é Nilda Teixeira da Silva o nome do meu avô é José Camilo de Oliveira, pelo que pesquisei Camilo é um sobrenome italiano e eu achava se tratar de um nome composto. Sua esposa era Clotina Correia de Oliveira, vou deixar o nome de minha mãe filha deles: Maria Joselina Teixeira (nome de casada). Se puderem me ajudar de alguma forma, fico grata.

  2. Queria saber a origem dos sobrenomes da minha família minha avó chama se Tereza Cavalli Trombini e meu avô Santos Lunard Naressi,sei que somos descendentes de itaianos só nao sei de qual a região que vieram nossos ancestrais.