Registros do Brasil: Como encontrar sua família nos registros do Brasil

outubro 30, 2019  - by 

Existem três tipos principais de registros históricos que podem ajudá-lo a encontrar seus antepassados ​​brasileiros. Esses registros contêm informações valiosas sobre sua família, como: nomes, pais, datas e locais.

Para ajudar você a encontrar os documentos de seus antepassados, saiba mais sobre registro civil, registros paroquiais e listas de passageiros. Focar nesses tipos de registros pode ajudar a simplificar sua pesquisa.

Registro Civil no Brasil

Casamento em São Paulo, Brasil, 1969.

Registro Civil é o termo jurídico atribuído ao registro de documentos relacionados aos principais fatos da vida de uma pessoa natural, como nascimento, casamento, divórcio ou morte.

Dentre os Registros Civis, a certidão de nascimento é o documento que oficializa a existência do indivíduo e, por isso, funciona como a identidade formal do cidadão.1

Você sabia que esses registros nem sempre foram feitos pelo governo do Brasil?

Devido ao sistema de união entre Igreja e Estado durante todo o período colonial, as funções de registração civil eram realizadas pela Igreja Católica.

Com a universalização do registro civil imposta pelo Decreto 9.886, de 07 de março de 1888, que entrou em vigor em 01 de janeiro de 1889, os registros paroquiais perderam seus efeitos jurídicos e os documentos oficiais passaram a ser os registros civis.

Saiba mais sobre Registro Civil no Brasil.

Como Encontrar os Registros Civis

Os registros civis podem ser encontrados atualmente nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, localizados em um dos 26 estados e no Distrito Federal. Você também pode encontrar dados de Registros Civis no Catálogo do FamilySearch, buscando por estado/cidade. Aprenda dicas para usar o catálogo aqui.

Registros Paroquiais do Brasil

Brasil Registros Paroquiais da Igreja Católica contêm dados de batismos, matrimônios e óbitos ocorridos dentro da região de cada paróquia. A história dos registros eclesiásticos pode ser rastreada ao século XIV, mas sua popularização se deu a partir do Concílio de Trento (1545-1563).

Livro de baptismos.

No Brasil colonial, os registros paroquiais seguiram as determinações regulamentares de Portugal até 1707, com a instituição da Constituição Primeira do Arcebispado da Bahia. Infelizmente, apesar de seu caráter universal no Brasil, poucos arquivos mantiveram os documentos históricos intactos.2

Como Encontrar os Registros Paroquiais

Para obter informações de registros paroquiais, é possível entrar em contato com os Arquivos das Cúrias de cada região, que são responsáveis pela manutenção dos documentos. Da mesma forma que os registros civis, alguns registros paroquiais brasileiros também estão disponíveis no Catálogo do FamilySearch.2

Lista de Passageiros do Brasil

A terceira fonte importante de informações históricas está nas listas de passageiros. A imigração teve um papel fundamental na formação da sociedade brasileira. Diferentes grupos de imigrantes oriundos de diversas regiões do mundo se estabeleceram no Brasil, contribuindo para a imensa diversidade populacional existente no país.

Informações sobre seus antepassados ​​de outros países podem ser encontradas nas listas de passageiros dos navios em que viajaram, bem como nos Conselhos de Imigração presentes em algumas áreas.

Possível Navio a vapor Adria, que realizou a viagem de vários imigrantes italianos para o Brasil.

Como Encontrar as Listas de Passageiros

As informações de listas de passageiros podem ser encontradas em alguns arquivos públicos brasileiros. Alguns dos maiores bancos de dados de imigrantes estão no Arquivo Nacional e no Arquivo Público do Estado de São Paulo, Cartões de Imigração do Rio, Cartões de Imigração de São Paulo, Lista de Passageiros e Imigrantes da Bahia, dentre outros.

Para ter êxito na pesquisa, é ideal saber o local de entrada de seu ancestral, e tentar obter informações aproximadas sobre o período de entrada. Há também algumas listas de passageiros disponíveis online no Catálogo do FamilySearch.

Os registros civis, registros paroquiais e listas de passageiros são os tipos mais comuns de registros históricos que podem ajudá-lo a encontrar sua família. No entanto, existem outros tipos de registros históricos que também podem ser utilizados, como Census, Diário Oficial, Inventários, etc.

Gráfico do título da cronologia da registros históricos do Brasil.
Cronologia da registros históricos do Brasil. mostrando registros da igreja, registros civil, registros de cemiterios civis, e registros de imigração.

Para saber mais sobre outros tipos de registros, visite a Wiki do FamilySearch. Você também pode ver quais registros estão disponíveis no FamilySearch visitando a página Brasil Registros Históricos do FamilySearch.


Footnotes

  1. Conselho Nacional de Justiça, 2010
  2. MARCÍLIO, M. Os registros paroquiais e a história do Brasil. Revista Varia História, n.31, jan/2004.

Descubra seus Ancestrais com FamilySearch.org!

Family from Brazil walking along the street.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários