Iniciar o trabalho com a Árvore Familiar compartilhada do FamilySearch

agosto 18, 2020  - by 

A Árvore Familiar do FamilySearch é a maior árvore familiar online do mundo. É uma árvore pública e cooperativa na qual os participantes podem ver como eles se conectam uns aos outros, aprendem sobre sua linhagem e compartilham o que sabem sobre os parentes falecidos.

Quando você se conecta à árvore compartilhada do FamilySearch, pode descobrir antepassados que não conhecia e aprender mais sobre as pessoas que já conhece. Pode até ver fotos e ler histórias de família enviadas por outros descendentes. Ao criar perfis para seus antepassados na Árvore Familiar do FamilySearch, você também estabelece um alicerce para que outros membros da família aprendam mais e compartilhem o que sabem sobre seus antepassados.

Como começar

Para participar da Árvore Familiar do FamilySearch, acesse FamilySearch.org. Entre no sistema ou crie uma conta gratuita. Na aba Árvore Familiar, selecione Árvore.

Captura de tela do menu de navegação do FamilySearch.

Em seguida, clique em Acrescentar pai ou Acrescentar mãe e digite o que sabe sobre seus pais.

Captura de tela dos botões “Acrescentar pai” e “Acrescentar mãe” no FamilySearch.

Antepassados vivos ou falecidos

Se um dos pais ou um outro parente que acrescentar for vivo, o FamilySearch criará um perfil restrito e protegido que somente você poderá ver. Depois de acrescentar as informações de falecimento a um perfil, ele se tornará público. Essa alteração significa que o perfil pode ser visto por outras pessoas que estão usando a arvore familiar compartilhada.

Correspondência entre o perfil de um antepassado e o que já existe na árvore compartilhada

Quando você tentar acrescentar um parente falecido, o FamilySearch primeiramente vai verificar se já existe um perfil para essa pessoa entre os 1,2 bilhões de perfis na Árvore Familiar. Todos os perfis com informações semelhantes aparecerão para você. Por exemplo, se quiser acrescentar uma mulher chamada Opal Collins, nascida em 1918, Kentucky, Estados Unidos: Como pode ser visto a seguir, o FamilySearch avisa a você que já existe um perfil semelhante na Árvore Familiar.

Captura de tela sobre como acrescentar uma correspondência na Árvore Familiar.

Você decide se o perfil que já existe e aparece em “Possíveis correspondências encontradas” (com um nascimento de 1917 em Kentucky com os pais mostrados) é a mesma Opal Collins que deseja acrescentar.

  • Se as informações do perfil corresponderem ao que você sabe sobre seu antepassado, aceite a correspondência escolhendo a opção 1, Acrescentar correspondência ou Acrescentar correspondência de casal.
  • Se tiver certeza de que nenhum dos perfis é uma correspondência, crie um novo perfil usando a opção 2, Criar uma nova pessoa.
  • Se não tiver certeza de que é uma correspondência, você pode tentar clicar no nome do perfil para obter mais informações. (Dica: Pressione Ctrl+clique ou Command+clique para abrir a página da pessoa em uma nova aba do navegador e evitar interromper o processo de acrescentar seu parente.) Se quiser acrescentar mais detalhes à sua pesquisa para melhor identificar o perfil de seu parente, você também pode escolher a opção 3, Refinar a pesquisa.

Se reservar um tempo para verificar se há uma correspondência correta e acrescentá-la à sua árvore, em vez de criar um novo perfil para esse parente, você vai poder saber mais sobre seus parentes e compartilhar o que sabe com outros descendentes dessa pessoa. Se acrescentar uma correspondência que já tenha pais e outros antepassados anexados, isso também fará com que o processo de preenchimento de sua árvore familiar seja muito mais fácil. Quando for criado um perfil repetido para um antepassado que já esteja na Árvore Familiar, esse perfil será unificado ao existente depois.

Como acrescentar mais antepassados

Depois de criar ou encontrar perfis para seus pais, use o mesmo método para seus avós e outros parentes. Observe que você pode acrescentar vários casais de pais, inclusive madrastas/padrastos, pais biológicos e adotivos. Veja como fazer.

Como aumentar a árvore compartilhada

Quando você se conecta aos perfis existentes na Árvore Familiar, automaticamente vão aparecer outros parentes falecidos, que já estão conectados a esses perfis na árvore. O diagrama do exemplo a seguir mostra o processo de conexão com a Árvore Familiar do FamilySearch em diferentes ramos de sua árvore:

  1. Acrescentar perfis de parentes vivos, que permanecem restritos.
  2. Acrescentar informações sobre parentes falecidos e analisar as possíveis correspondências da Árvore Familiar compartilhada. Os perfis das pessoas falecidas ficarão disponíveis ao público.
  3. Se você encontrou uma correspondência na Árvore, automaticamente podem aparecer perfis de outros parentes!

Pode ser que você encontre erros nos perfis de parentes falecidos ou no modo como foram conectados a outras pessoas. Esperamos que você ajude a corrigi-los!

O que fazer se não puder encontrar uma correspondência

Algumas pessoas podem não descobrir se seus parentes já estão na árvore compartilhada do FamilySearch. Se esse for seu caso, você tem o desafio e o privilégio de acrescentar o que sabe. Então, você e seus parentes vivos podem trabalhar juntos para aprender mais sobre eles. Outras pessoas em todo o mundo, que são parentes dessas mesmas pessoas, podem finalmente descobrir e se conectar a você na árvore compartilhada do FamilySearch.

Acesse FamilySearch e crie seu lugar na Árvore Familiar do FamilySearch hoje mesmo!


Como descobrir sua família

Sunny Morton

Sunny Morton teaches personal and family history to worldwide audiences. She's a Contributing Editor at Family Tree Magazine, past Contributing Editor at Lisa Louise Cooke's Genealogy Gems, and the author of How to Find Your Family History in U.S. Church Records (co-authored with Harold Henderson, CG); Story of My Life: A Workbook for Preserving Your Legacy; "Genealogy Giants: Comparing the 4 Major Websites," and hundreds of articles. She has degrees in history and humanities from Brigham Young University. Read her work at sunnymorton.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    1. Olá, Roseli. Não sei a resposta para sua pergunta. Encontrei sua pergunta ao navegar pelo FamilySearch. Sugiro que você pergunte na aba Ajuda deste site. Espero que encontre a resposta para sua pergunta. Tudo de bom!

  1. Quando você procura um nome e não localiza este nome, tem como você criar esta pessoa para que outra pessoas localizem ´, eu procurei Maria Falce Macedo e não existe ainda esta pessoa no site, tem como criar esta pessoa, ela foi a primeira médica do Paraná

    1. Sim, é possível e bem comum.
      Para criar um novo parente no FamilySearch, basta clicar no lugar aonde deseja adicioná-lo na Árvore, no ícone “+” e preencher com as informações solicitadas.

  2. CRIEI A ÁRVORE DE MINHA FAMÍLIA. GOSTARIA DE DISPONIBILIZAR A TODOS OS MEMBROS DE MINHA FAMÍLIA, PARA ESTES ACESSAREM DE ONDE ESTIVEREM, MAS NÃO SEI COMO FAZER ISSO. SERÁ QUE ALGUÉM PODERIA ME ORIENTAR