Pesquisa de genealogia italiana: Como encontrar registros italianos

fevereiro 3, 2020  - by 

Escrito por Suzanne Russo Adams e Joel Cole

Se você está tendo dificuldade em pesquisar registros italianos, anime-se! Muitas coleções de registros da Itália já foram microfilmadas, digitalizadas e publicadas online gratuitamente, por isso há uma boa chance de você conseguir encontrar informações sobre seus antepassados italianos.

Na Itália, a maioria dos registros é criada localmente, por isso é importante descobrir onde seus antepassados viveram. Os melhores recursos para descobrir seu legado italiano são os registros civis e os registros paroquiais católicos da cidade natal de seus antepassados. Saiba mais sobre esses registros vitais e como encontrá-los online.

Registros civis italianos

O site FamilySearch.org e o governo italiano têm feito grandes esforços para digitalizar, preservar e disponibilizar milhões de registros italianos de nascimento, casamento e óbito. Usar o nome e o local de origem de um antepassado para pesquisar essas coleções pode ajudá-lo a encontrar mais informações sobre seus antepassados italianos.

Como encontrar registros civis italianos online

  • Página de pesquisa do FamilySearch: Itália. Essa página de pesquisa sobre a Itália tem uma lista de todas as coleções italianas indexadas disponíveis no site FamilySearch.org, uma lista de coleções italianas somente com imagens e uma lista das coleções italianas mais importantes do catálogo do FamilySearch. Os registros disponíveis nessa página serão em grande parte dos fóruns italianos, municípios e arquivos do estado.
  • Catálogo do FamilySearch O catálogo do FamilySearch tem algumas coleções de registros civis italianos que talvez você não encontre na página de pesquisa sobre a Itália. Pesquise por localidade para ver quais coleções daquela área estão disponíveis.
  • Portale Antenati (inglês, italiano, português). Este site de história da família é patrocinado pelo governo italiano para dar acesso aos registros civis digitalizados pelos arquivos do estado.

Cultura histórica italiana e pesquisa de registros italianos

A história por trás dos registros civis italianos

A manutenção de registros civis na Itália tem um longo histórico. Atualmente, os registros dos seguintes períodos (e outros) estão sendo disponibilizados.

Registro civis napoleônicos

(Stato Civile Napoleonico—SCN, 1806–1815)

Napoleão começou a fazer registros na Itália a partir de 1806 em algumas áreas, e a manutenção de registros era muito usada até que ele foi tirado do poder em 1815. Assim, os registros napoleônicos, como regra geral, são do período de 1806–1815.

Registro civil durante a Restauração

(Stato Civile d’ella Restaurazione—SCR, 1815–1865)

Esse período às vezes também é chamado de “Stato Cicile Borbonico” (pelo menos no sul da Itália) porque o rei Ferdinando I, do reino de Nápoles, ditou mudanças nos registros civis de Napoleão e em como deveriam ser mantidos. Embora o registro civil de estilo napoleônico tenha sido iniciado no sul da Itália e no reino de Nápoles em 1809, os Bourbons o reintroduziram em 1816. Esse estilo de manutenção de registros não foi adotado na Sicília senão até 1820.

Registro civil italiano

O registro de nascimento de Enzo Ferrari é um exemplo de registro civil italiano que descrevemos aqui. Ver ‘N. 287’.

Registro civil italiano

(Stato Civile Italiano—SCI, 1866–presente)

Em 1866, os registros civis italianos começaram a ficar mais uniformes por toda a Itália. Nesse ano, o Stato Civile Italiano (ou os registros do governo italiano) começaram a ser feitos oficialmente.

Os registros da Itália antes 1866 eram geralmente manuscritos porque os formulários impressos ainda não eram fornecidos. Em torno de 1875, os formulários impressos passaram a ser mais comuns e muitos nomes de jurisdições na Itália começaram a mudar. A província de Roma só começou a fazer registros a partir de 1871.

Registros paroquiais da Igreja Católica na Itália

Os registros paroquiais da Igreja Católica são mais difíceis de encontrar na internet, mas geralmente há registros muito mais antigos do que os registros civis.

Pesquisa de famílias e genealogias italianas

Desde o conselho de Trento feito em 1565, quando foi decidido que os párocos deveriam fazer um registro de batismos, casamentos e óbitos de todos os seus paroquianos, os clérigos fiéis procuraram fazer esses registros. Em cada cidade, município, vilarejo ou povoado na Itália onde existe uma paróquia, a igreja faz um registro de nascimento, casamento e óbito de quase todos os italianos desde pelo menos o início dos anos 1600. Como a maioria das primeiras famílias italianas não tinha costume de se mudar para outros lugares, muitas vezes você consegue encontrar quatro séculos de história da família e genealogia italiana em uma mesma paróquia.

Conforme mencionado acima, há apenas um número limitado de registros de paróquias católicas italianas online. Você pode encontrar alguns desses registros ao pesquisar o catálogo do FamilySearch, contudo, pode haver mais registros disponíveis em alguns centros de história da família, já que ainda não foram todos digitalizados. Saiba mais sobre como encontrar registros paroquiais italianos no wiki do FamilySearch.

Outros recursos úteis para a pesquisa de registros italianos


Legado italiano

Quer saber mais sobre suas raízes italianas? Visite “Seu Legado Italiano” no blog do FamilySearch.

Genealogia e legado italianos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Não consegui acessar, a entrada no Brasil, pelo Rio de Janeiro… em 1876….ANGELO SEBBEN,VIÚVO, com os filhos VICENZO SEBBEN, ANGELO SEBBEN, GIOVANNI SEBBEN

  2. desisto ja pesquisei em tudo mas nao encontrei sobre documentos do meu avo, ele era filho de natanelo frattini e maria portolan so isso que sei tinha irmao nome Pirome frattini e catarina fratini,

  3. Nunca fiquei sabendo do meus avós roubarão bens da familia meu avô Ângelo Negretti bisavô Jerônimo Negretti será sobrou algo para mim sague dos italiano está mim minha mãe saiu criança da fazenda do meu avô ele morreu dentro da fazenda minha vó levou todos embora eles ficaram está terra eu vou com advogado saber cadê parte do meu avô

    1. Abaixo temos as orientações de pesquisa para que você possa analisar as opções de pesquisa no FamilySearch acessando link, sobre artigo e breve treinamento na web sobre esse assunto.

      Links de um breve treinamento na Web sob pesquisa histórica:

      https://www.familysearch.org/ask/learningViewer/1953

      Dicas de Pesquisa de Registros: Encontre Sua Família

      Temos também voluntários nos centros de história da família que podem lhe ajudar, no entanto devido ao distanciamento social que estamos vivenciando, eles estão fechados. Mas tão logo possa reabrir terão voluntários que poderão ajudar. Somente lembramos que por ser trabalho voluntário os horários podem ser bem flexíveis. Os Centros ficam abertos e seus telefones somente são atendidos quando tem um voluntário presente.
      Se tiver dificuldade no primeiro contato, tente aos domingos entre 9:00 e 11:00, com certeza terá alguém para dar as primeiras informações sobre o funcionamento dos centros.
      Veja o Centro de História da Família, mais próximo de sua residência no link abaixo.

      Desejamos sucesso na sua pesquisa.

      1. Obrigado pelo retorno, enviei e-mail, mas não recebi retorno, vou ver se consigo falar com eles novamente por telefone

  4. Quero saber tudo sobre meu bisavô italiano que nasceu ano de 1891 nome Luiz de Lucas casou com Maria Oliveira de Lucas ,morreu em São Paulo sp

  5. Quero saber tudo sobre meu bisavô italiano que nasceu ano de 1891 nome Luiz de Lucas casou com Maria Oliveira de Lucas ,morreu em São Paulo sp,filho Antônio de lucas

  6. Procuro por registro do meu bisavós
    Giuseppe paolini ou paulini ele casado com
    Catarina modia ou Modena eles são de mantova eles foram batizados no lugar chamado castel dario

  7. Gostaria de conhecer minha família por parte de pai ,o nome do meu pai e Domingos Benedito perin e do pai dele e João perin.

  8. Quero muito encontra de que cidade meu bisavô João Caetano dos Santos é avô Luiz Caetano dos Santos quando vieram para o Brasil

  9. Procuro antepassadoOla gostaria de saber se são Italianos ou Portugueses