Unificar pessoas na Árvore Familiar do FamilySearch

julho 28, 2020  - by 

Talvez seja emocionante encontrar sua bisavó na Árvore Familiar do FamilySearch. Mas, e quanto a encontrá-la quatro vezes — cada registro com algumas informações diferentes?

Essas múltiplas entradas de dados e registros da mesma pessoa são chamadas de repetições. As repetições ocorrem porque as informações da Árvore vêm de uma variedade de fontes e porque os usuários podem digitar suas próprias informações diretamente na Árvore.

O que faço se encontrar uma repetição?

Gráfico de unificação de pessoas

Examinar várias versões de sua bisavó pode ser confuso, mas há uma solução para o problema de repetição: unificar os registros repetidos.

A unificação, embora não seja difícil, pode ser intimidadora — especialmente se você for iniciante nesse assunto! Mas não se preocupe: encontrar e unificar repetições pode ser um processo relativamente fácil. Veja alguns passos simples para começar.

Como unificar

A maneira mais direta de localizar repetições em sua árvore é por meio da página de detalhes da pessoa, usando a ferramenta Assistência à pesquisa. Para encontrar repetições dessa maneira, faça o seguinte:

  1. Vá para a página Pessoa de um antepassado. (Clique no nome da pessoa em sua árvore familiar e depois, na janela pop-up, clique em Pessoa.)
  2. Na página Pessoa, você verá na coluna extrema direita uma caixa de Assistência à pesquisa. No menu Assistência à pesquisa, clique na opção Possíveis repetições, se estiver disponível. Você será direcionado à página de unificação de repetições. (Observação: nem todo antepassado terá repetições.)
possíveis repetições no familysearch

Essa ferramenta não encontra tudo. Se você suspeitar que um antepassado tem repetições, tente pesquisar a partir da opção Procurar, localizada no menu da Árvore Familiar, na parte superior da tela. Se encontrar possíveis repetições, você pode usar os números de ID da pessoa e a ferramenta Unificar por número de ID para resolver as repetições.

Agora que encontrou possíveis repetições, você está pronto para examinar as informações de uma possível unificação.

Passo 1: Estas pessoas são uma possível correspondência?

unificar passo 1 familysearch

Depois de clicar na opção Possíveis repetições, na seção Assistência à pesquisa, você será levado a uma página que compara o registro principal com o registro repetido. O texto na parte superior da tela mostrará em que passo você está no processo de unificação.

Abaixo desse texto, você terá a visão geral dos dois registros comparados, com a possível repetição à esquerda e a pessoa a ser preservada (registro principal — a pessoa que está em sua árvore) à direita. Depois de examinar as informações, clique em Não é uma correspondência ou Sim, continuar.

Passo 2: Selecione as informações que deseja salvar.

unificar passo 2 familysearch

Se você decidir que é uma correspondência, será levado ao próximo passo no processo, onde poderá unificar o registro à esquerda com o registro à direita. Se quiser usar o registro à esquerda como registro principal, simplesmente clique em Alternar. Esta inversão vai tratar a repetição como o registro principal e o registro original como uma repetição que será excluída no final da unificação.

Alternar posições na unificação

Role a tela para baixo, comparando as informações, ao refletir sobre as seguintes perguntas:

  1. A pessoa é uma correspondência? Se você achar que a pessoa não é uma correspondência, role a tela até a parte inferior da tela e clique em Não é uma correspondência. Se não tiver certeza, não unifique os dois registros! Simplesmente cancele o processo.
  2. Você deseja substituir as informações para cada campo? Ao comparar os dois registros, você terá a opção de substituir qualquer informação da pessoa a ser preservada pelas informações da pessoa repetida.

Algumas informações específicas são automaticamente unificadas à pessoa preservada, e as duas informações são mantidas. Essas informações incluem as fontes, que são mostradas na parte inferior da comparação.

Se você não quiser que as informações sejam gravadas na caixa Fontes, clique em Desfazer. Além disso, embora qualquer coisa armazenada na seção Recordações (incluindo fotos, arquivos de áudio e histórias) não seja exibida na tela Examinar a unificação, essas informações são automaticamente armazenadas com o registro preservado.

Passo 3: Confirme suas alterações concluindo a unificação.

unificar passo 3 familysearch

Quando tiver terminado de escolher quais informações substituir, na parte inferior da tela, clique em Continuar. Antes de concluir o processo, será pedido que você preencha uma caixa chamada Motivo para unificação.

Embora possa ser tentador simplesmente digitar “Mesma pessoa” ou algo semelhante, reserve um tempo para dar uma explicação mais específica. Por exemplo, incluir os números de ID da pessoa de ambos os registros pode ser útil.

Quando terminar de dar uma declaração de motivo, clique em Terminar unificação!

Quando não for possível unificar

Há alguns motivos pelos quais o FamilySearch não permite a unificação:

  • Os registros são de uma pessoa viva e uma pessoa falecida. Se necessário, altere as informações do registro da pessoa viva indicando que a pessoa é falecida e depois unifique os dois registros.
  • As pessoas são de sexos diferentes.
  • Um ou dois deles foram unificados muitas vezes ou têm muitos parentescos.
  • As duas pessoas já foram unificadas.
  • Ambas as pessoas têm um relacionamento com uma pessoa no modo somente leitura (uma pessoa cujo perfil não pode ser alterado).
  • O pai ou a mãe não pode ser unificado(a) com seu filho ou sua filha.
  • O cônjuges não podem ser unificados.

Quando não unificar

Captura de tela do FamilySearch de Continuar unificação e Não é uma correspondência

Nem todos os registros podem ou devem ser unificados! Por exemplo, tenha cuidado ao unificar filhos dos mesmos pais que tenham datas de nascimento diferentes. Às vezes, a família queria assegurar que um nome de família perdurasse e tenha dado a mais de um filho o mesmo nome para aumentar as chances de continuidade do nome.

Em algumas regiões, também é comum que várias pessoas com o mesmo nome morem na mesma área e nasçam na mesma época. Preste muita atenção às datas e aos nomes que podem não corresponder exatamente — esses registros podem exigir mais pesquisa.

É importante verificar cada possível repetição com cuidado. Se houver registros sobre os quais você não tiver muita certeza, faça uma investigação mais detalhada antes de prosseguir.

Como cancelar a unificação

Se você unificar dois registros e depois descobrir que não deveria tê-los unificado, nem tudo está perdido! Você pode desfazer unificações.

Agora que você sabe como unificar, acesse sua árvore familiar e clique na página de seus antepassados para encontrar possíveis repetições!


Leslie Albrecht Huber

Leslie Albrecht Huber has written for dozens of magazines and journals on genealogy and other topics. She currently does communications consulting and contract work for nonprofit organizations. Leslie received a bachelor's degree in history from Brigham Young University and a Master of Public Affairs (MPA) from the University of Wisconsin-Madison. She has worked as a professional genealogist, helpingothers trace their families, and has spoken on genealogy and history topics to groups across the United States.

Latest posts by Leslie Albrecht Huber (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários