Como encontrar seu parente na Árvore Familiar compartilhada do FamilySearch

julho 28, 2020  - by 
How to find your relative on the shared family tree

A Árvore Familiar do FamilySearch é a maior árvore familiar compartilhada do mundo. Essa ferramenta pública e gratuita procura ter um perfil público para cada pessoa que já viveu. Você pode pesquisar informações e encontrar seus antepassados aqui, mesmo que nunca tenha acessado o FamilySearch ou inserido informações na Árvore Familiar.

Reúna o que sabe sobre seu antepassado falecido, como o nome, as informações de nascimento ou falecimento, e talvez o nome de um dos pais, do cônjuge ou filho(a), e siga os passos a seguir para ver se essa pessoa está na Árvore Familiar.

Encontrar parentes ao usar a aba Pesquisar

Se você deseja pesquisar um parente que esteja na árvore (mesmo que nunca tenha usado a Árvore Familiar), poderá acessar o FamilySearch e, na aba Pesquisar, escolher Árvore Familiar. A partir daí, você precisará entrar no site ou criar uma conta gratuita no FamilySearch.

Captura de tela que mostra a opção “Pesquisar” na Árvore Familiar do FamilySearch.org.

Na tela de pesquisa, digite o que sabe sobre seu parente falecido:

Captura de tela sobre a pesquisa de um antepassado falecido no FamilySearch.

1. Nomes

Para obter melhores resultados, preencha as caixas “Nomes” e “Sobrenomes”. Quando você preenche a caixa “Nomes”, pode incluir o nome, o nome do meio, as iniciais e os apelidos. Você também pode digitar vários sobrenomes na caixa “Sobrenomes” (inclusive os nomes de solteira, de batismo, maternos, paternos, etc.).

2. Masculino ou feminino

Escolher Masculino ou Feminino, se souber, pode ajudar a refinar seus resultados de pesquisa.

3. Eventos da vida

Em “Pesquisar por evento da vida”, digite o que sabe sobre o nascimento, casamento, local onde morava e falecimento da pessoa.

Observação: A caixa “Nascimento” aparecerá automaticamente. Abra as caixas de Casamento, Residência ou Falecimento ao clicar em cada palavra.

4. Relacionamentos

Em “Pesquisar por relacionamento”, digite o que você sabe sobre o cônjuge ou os pais dessa pessoa. Você pode clicar na caixa Cônjuge, Pai ou Mãe para acrescentar dados.

Observação: Em geral, não é recomendável clicar na caixa Corresponder todos com exatidão, já que as informações de uma pessoa podem não aparecer exatamente como você as digitou.

Depois de digitar as informações que souber, clique em Localizar para pesquisar o perfil de seu antepassado na árvore.

Quando os resultados da pesquisa aparecerem, você pode verificar cada nome e ver as informações que mais se aproximam das que você digitou. Clique em um nome para ver um resumo das informações dessa pessoa. Clique no nome que está na janela pop-up para navegar até a página da pessoa com todas as informações.

Captura de tela de resultados de pesquisa para a pesquisa de um antepassado no FamilySearch.org.
Captura de tela da caixa de resumo de um antepassado no FamilySearch.org
Captura de tela da página de um antepassado no FamilySearch.org.

Dicas para encontrar a pessoa certa

Se vários resultados de pesquisa semelhantes aparecerem, eles podem representar a mesma pessoa com perfis repetidos. Clique para analisá-los, já que podem fornecer informações adicionais se elas forem sobre seu parente. (Veja como unificar perfis repetidos para a mesma pessoa se tiver certeza de que o perfil é definitivamente o mesmo.)

Se muitos resultados forem mostrados ou se as informações simplesmente parecerem não corresponder, tente digitar mais informações.

Se não aparecerem correspondências, talvez seja necessário ampliar sua pesquisa ou talvez a pessoa ainda não tenha sido acrescentada à Árvore Familiar. Se for esse o caso, você pode acrescentá-la e ajudar outras pessoas a conhecer o que você sabe sobre seu parente em comum.

Encontrar e acrescentar parentes na página “Árvore”

Se você já usa a Árvore Familiar do FamilySearch ou se deseja começar a usar, você pode pesquisar seus parentes usando a página “Árvore” mesmo. Primeiro, acesse o FamilySearch. Na aba Árvore Familiar, selecione Árvore e escolha o modo de visualização Horizontal no canto esquerdo da tela.

Captura de tela da visualização da Árvore Familiar no FamilySearch.org.

A partir daí, se você souber quem foi a mãe ou o pai de uma pessoa, clique em Acrescentar pai ou Acrescentar mãe para digitar suas informações e verifique se já existe um perfil para a pessoa na Árvore Familiar.

Você também pode pesquisar os filhos conhecidos de um casal ao clicar na seta para baixo ao lado de Filhos e selecionar Acrescentar filho(a). Digite as informações sobre essa pessoa, clique em Próximo e procure por correspondências.

Observação: Na página Árvore, você também pode clicar em Procurar, no alto da página, para abrir o recurso de pesquisa completo da Árvore Familiar.

Pesquisar parentes desconhecidos nos registros

Se você não souber muito a respeito de um parente, talvez tenha que fazer uma pesquisa adicional para identificá-lo.

Se já estiver procurando por um dos pais, um filho(a) ou um cônjuge de alguém que já tenha um perfil da Árvore Familiar, acesse o perfil da pessoa conhecida. Aqui você pode explorar os Registros sugeridos e procurar registros adicionais sobre a pessoa conhecida para ver se a pessoa desconhecida aparece nos registros sobre a pessoa conhecida. Use essas estratégias adicionais de busca de registros quando tiver pouca informação sobre alguém.

Pronto para aprender algo sobre um de seus antepassados? Escolha um parente falecido e veja se ele está entre os 1,2 bilhão de nomes na Árvore Familiar do FamilySearch!


Sunny Morton

Sunny Morton teaches personal and family history to worldwide audiences. She's a Contributing Editor at Family Tree Magazine, past Contributing Editor at Lisa Louise Cooke's Genealogy Gems, and the author of How to Find Your Family History in U.S. Church Records (co-authored with Harold Henderson, CG); Story of My Life: A Workbook for Preserving Your Legacy; "Genealogy Giants: Comparing the 4 Major Websites," and hundreds of articles. She has degrees in history and humanities from Brigham Young University. Read her work at sunnymorton.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    1. QUERO ENCONTRAR REGISTRO DE NASCIMENTO DE MEU AVO PATERNO.ENCONTREI TIOS, MAS ELE NÃO ENCONTRO NEN NO ARQUIVO NACIONAL E OS TIOS TODOS COM CERTIDÃO DE NASCIMENTOS COM NOME DO MEU AVÓ AFFONSO NOTAROBERTO

      1. Tô a procura de minha irmã Que meu pai deu e disse que está registrado no nome dele Vanderlei Ramos de Moura

    2. TÔ A PROCURA DE UMA TIA MINHA
      MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS PEREIRA
      FILHA DE JUSTINO PEREIRA
      A 20 ANOS A MINHA MÃE NÃO A VER
      ELA MORA EM MARANHÃO

    1. Queria encontrá meu bisavô seu nome era cazuza Batista (cazuzinha) ele erra estrangeiro, morava em tracuateu, ele véi de são Paulo segundo as pessoas que passaram as informações. Meu bisavô morava perto da Fazenda Vitória de tracuateua .

  1. Quero encontrar registro do meu bisavô paterno. Seu nome era Henrique Serpa, português e formou família aqui em Campos dos Goytacazes – Rj

  2. procuro dados da minha bisavó Maria Paula de Carvalho, casada com Paulino Pereira da Silva. Residentes de Campos dos Goytacazes.

  3. Como conecto com minha esposa??
    Insiro o ID dela que já esta conectado com outra arvore, e da mensagem que aquele ID é desconhecido.

  4. Faz tempo que estou procurando os registros do meu avô Abel Paulos, encontrei o Rne da minha avó Júlia da Conceição, do irmão dele José Paulos e de vários familiares só não o dele. Encontrei em um cartório em São Paulo o atestado de óbito dele , mas não tem nenhum registro nem data de nascimento. Ele faleceu em 29/12/1946 no cemitério do Araçá. Deixou bens. Porém meu pai nunca soube disso. Gostaria de encontrar documentos dele, nasceu em Portugal- Trancoso. Concelho da Guarda. Chegaram no Brasil em 1935 .

    1. Olá Patrícia tudo bem ?
      Eu espero que sim.

      Você ja tentou procurar pelo registro de casamento do seu antepassado ?
      Isso talvez possa te ajudar, Geralmente nos registros de casamento tem algumas informações tais como nome de pai e mãe , local de nascimento e dada

      Possivelmente exista lá o que procura !
      Uma outra ideia seria você pesquisar no livro do ano que seu Antepassado nasceu ,
      Possivelmente pelo ano que relatou, esse documento de nascimento esteja nos acervos da Igreja Católica do local de nascimento do seu antepassado.

      Espero ter ajudado
      Whats: +55 15 97407 1253

      Um Abraço

    2. Tô querendo encontrar meus irmãos que não vejo já tem 38 anos nosso pai se chama
      Osvaldo correia de Oliveira

      1. Me desculpa a pergunta, mais você é de Carangola? Meu marido esta a procura da família biológica, ele tem 31 anos

  5. Gostaria de encontrar parentes da minha avó porte da mãe e do vô por parte da mãe, o nome do meu vô é José Marques Ferreira falecido dia 27/03/1983

  6. Gostava de obter informações sobre o meu bisavô materno de nome António da Silva Raposo nascido em Loureiro – Oliveira de Azeméis a 13.05.1895 e tendo falecido em Oliveira de Frades (distrito de Viseu) a 17.03.1966. Não existe nenhuma fotografia desse avô mas sei que lutou na batalha de LaLys durante a 1ª Grande Guerra

    1. Exato!
      Nós teremos um evento em Fevereiro deste ano chamado Rootstech, lá teremos muitas oportunidades para conhecermos nossas histórias.
      Para se inscrever no evento use o link: familysearch.me/rootstech

  7. Meu pai Donizete Ribeiro de Jesus gostaria muito de encontar seus irmão que foram separados ainda crianças, os nomes em cartório era Jorge Pedro Assunção e Maria Aparecida Assunção, minha avó se chama Tereza Maria de Jesus

  8. Eu gostaria de encontrar minha mãe e minha irmã eu não conheço o nome da minha mãe ê Maria da glória de Jesus o nome da minha irmã ê Maria Rita de Jesus eu nasci em Porangatu Góis dia 15/08/1969 . O nome do meu pai ê Abdenor SILVA lima

    1. Meu antepassado por parte de mãe , Manoel da Costa Travassos, do Ingá na Paraíba . Onde exite a Pedra Lavrada . Ele viveu em 1830 . Construiu Capelas de Nossa Senhora da Conceição e outra de São Pedro.

  9. eu não conheço minha mãe e minha irmã o nome da minha mãe é Maria da gloria de jesus o nome da minha irmã é Maria rita de jesus nasci em porangatú goias eu nasci dia 15/08/1969. o nome do meu pai é ABDENOR SILVA LIMA

  10. Eu não tem muita informação sobre minha mãe quando meu pai separou da minha mãe eu tinha 2 anos de idade e meu pai mim levou com ele deixando minha mãe ê minha irmã em Porangatu Góis só cei que minha mãe ê de são Luís Maranhão nada mais ce sobre minha mãe ê gostaria de saber notícias de minha mãe ê minha irmã

  11. Eu não tem muita informação sobre minha mãe quando meu pai separou da minha mãe eu tinha 2 anos de idade e meu pai mim levou com ele deixando minha mãe ê minha irmã em Porangatu Góis só cei que minha mãe ê de são Luís Maranhão nada mais ce sobre minha mãe ê gostaria de saber notícias de minha mãe ê minha irmã minha mãe se chama Maria da glória de Jesus e minha irmã Maria Rita de Jesus

  12. Eu gostaria muinto de encontrar a família da minha mãe que nunca conheci o nome de minha mãe ..Raimunda batista dos santos que já é falecida…família da minha mãe é de mina gerais só conhecer dois do parente de minha mãe que morreu no rio de janeiro….a tia Olinda e batista que tbm.. lembro muinto pouco pq eu era muinto pequena e já morreram meus pais meus avós só tenho tia que mora no Rio de janeiro

  13. Boa tarde!
    Meu nome é Joyce, eu queria encontra meus avós q nunca conheci, meu pai saiu de casa com 10 anos hj ele tá com 46 anos q não ver a família dele … Eles são da Bahia/ Salvador.
    Gostaria muito muito msm de encontrar eles !
    Qualquer coisa só chamar no whats ou ligar 985182035

  14. Preciso muito conhecer os parentes do meu pai ele morreu sem eu conhecer a família dele eu gostaria muito de conhecer eles

  15. Gostaria de encontrar os parentes do meu pai José Pereira dos Santos nascido em Minas Gerais coronel Procópio casado com olimpia veiga dos Santos

  16. Fui adota por uma familia que me resistrou e mudou meu sobre nome.
    Minha mãe Juarina Veloso Adirano ja falecida e quando ela faleceu eu era muito pequena não lembro e sua familia e de Muriaé. Obrigada.

  17. Nome: Laudelina Fernandes
    Idade: 85 a 90
    Cor dos Cabelos:
    Altura aproximada:
    Última Cidade que teve contato:
    Busca Cadastrada por: DANIEL
    Eu Daniel Bezerra Neto, gostaria de encontrar a mãe biologica de meu primo Durval Pereira Bezerra, a senhora Laudelina Fernandes, este é o nome que ele lembra, ela hoje se for viva deve ter uns 90 e poucos anos. Essa senhora Laudelina Fernandes casou-se no civil com o pai do Durval, o Senhor José Pereira Bezerra mais ou menos nos anos de 1959 ou 60, acho que na cidade de Paranavai no Estado do Paraná. Informo que esta Senhora Laudelina já tinha um filho por nome de Francisco de Assis Fernandes, irmão materno do Durval. Seria um bom presente para ele que gostaria de conher sua mãe ou irmãos e irmãs que venha a caso encontrar.

  18. Estou procurando um primo de aproximadamente 29 anos, nome dele é Domingos não sei o sobrenome, mais nome da mãe dele e Veronica Tiecher. Acredito que more entre Blumenau e Itajaí

    1. Abaixo temos as orientações de pesquisa para que você possa analisar as opções de pesquisa no FamilySearch acessando link, sobre artigo e breve treinamento na web sobre esse assunto.

      Links de um breve treinamento na Web sob pesquisa histórica:

      https://www.familysearch.org/ask/learningViewer/1953

      Dicas de Pesquisa de Registros: Encontre Sua Família

      Temos também voluntários nos centros de história da família que podem lhe ajudar, no entanto devido ao distanciamento social que estamos vivenciando, eles estão fechados. Mas tão logo possa reabrir terão voluntários que poderão ajudar. Somente lembramos que por ser trabalho voluntário os horários podem ser bem flexíveis. Os Centros ficam abertos e seus telefones somente são atendidos quando tem um voluntário presente.
      Se tiver dificuldade no primeiro contato, tente aos domingos entre 9:00 e 11:00, com certeza terá alguém para dar as primeiras informações sobre o funcionamento dos centros.
      Veja o Centro de História da Família, mais próximo de sua residência no link abaixo.

      Desejamos sucesso na sua pesquisa.Abaixo temos as orientações de pesquisa para que você possa analisar as opções de pesquisa no FamilySearch acessando link, sobre artigo e breve treinamento na web sobre esse assunto.

      Links de um breve treinamento na Web sob pesquisa histórica:

      https://www.familysearch.org/ask/learningViewer/1953

      Dicas de Pesquisa de Registros: Encontre Sua Família

      Temos também voluntários nos centros de história da família que podem lhe ajudar, no entanto devido ao distanciamento social que estamos vivenciando, eles estão fechados. Mas tão logo possa reabrir terão voluntários que poderão ajudar. Somente lembramos que por ser trabalho voluntário os horários podem ser bem flexíveis. Os Centros ficam abertos e seus telefones somente são atendidos quando tem um voluntário presente.
      Se tiver dificuldade no primeiro contato, tente aos domingos entre 9:00 e 11:00, com certeza terá alguém para dar as primeiras informações sobre o funcionamento dos centros.
      Veja o Centro de História da Família, mais próximo de sua residência no link :https://familysearch.org/locations/centerlocator

      Desejamos sucesso na sua pesquisa.

  19. SOU TIA DO LEONARDO ERICK DE LIMA ELE É FILHO DE MÃE SOLTEIRA E FOI REGISTRADO SÓ COM SOBRENOME DA MÃE AGORA AOS 43 ANOS DE IDADE A MÃE RESOLVEU DAR O SOBRENOME DO PAI AO FILHO.OS DADOS DO PAI:NASCIDO EM GUATEMALA,TRABALHOU NA EMPRESA McCannErickson publicidade ltda,Rua.Almirante Barroso,63-décimo sétimo andar-Centro-Rio de Janeiro-Rj.O mesmo morou na Rua.Rita Ludolfo,23-Apt.301-Leblom-Rio de Janeiro-Rj.Tb morou na Rua.Miami,162-Brooklin-São Paulo-Sp.Numero do CPF.336.911.937-49

  20. To procurando as irmaes de luzia ,silvera doroteia joana filhas de veronico pererira morador de santa luzia dos tides maranhao. ja falecido m

  21. Procuro p parente de minha mãe ja falecida nome dela nazareth lino freire a mãe dela era arcelina gomes martins o pai chamava marinho lino freire

    1. Olá eu sou bisneto do irmão da sua mãe. E estou montando uma árvore genealógica e apresentando os parentes.

  22. Quero muito encontrar minha família só lembro o nome de alguns de meus irmãos Cícero Gomes dos Santos, Messias Gomes dos Santos e José Carlos Gomes dos Santos morávamos em cidade barbalho bairro de Malvinas no Ceará minha mãe é falecida meu pai eu não sei nome do meu pai é Manoel que antes se chamava Benedito se alguém me ajudasse eu seria eternamente grata .

  23. Quero encontrar registro de nascimento do meu avô materno que se chamava João Marcelino Pereira a data de nascimento dele foi registrado não ten exatidão exata mais en volta de 1911 com a idade de 10 anos .ele nasceu na fazenda campos norte de MG região de Sertanópolis de minas. A mãe dele se chamava Joana jasinta Batista.se por favor quem poder mim ajudar agradeço ☺️

  24. Olá, meu nome é Joselito, mais conhecido c/ Junior.Meus Pais ,são Falecidos, porém, eu nunca tiver oportunidade de conhecer meus familiares da parte do meu ,Pai.Mas meses antes dele falecer ele me pediu que os procurace .

  25. Quero encontrar meus avós,pais da minha mãe,Sr.Geraldo Messias Nunes e dona Almerinda Maria de Jesus

  26. Como posso encontrar meu pai que atende pelo nome de Luiz Carlos Bittencourt Rubi, nao tenho foto e nem a cidade certo só sei que era da cidade de Lins,pais dele é Carlos RUBI Moreno e Cinira Bittencourt Moreno.

  27. Queria localizar minha familia de sobrenome Cunha Moraes,Silva,Souza e Barbosa, em Distrito de Aveiro-Concelho de Castelo de Paiva em Portugal.

  28. Aderico barros casou com minha tia tiveram filhos….e tem muito anos que nao a ve os irmaos…quando saiu da sua cidade tinha apenas 12 anos..agora ele tem 73 anos.

  29. Quero encontrar meu pai tenho33 anos ele se chama osmar morrava em Curitiba mais foi em bora para sao paulo e tei dois finhos ele conheseu minha mae em uma palada mais ele sabe que eu existido nome da minha mae eva aparecida pereira cordeiro

  30. Me chamo Anair Sirino dos Santos Pereira e estou a procura dos meus familiares.
    Nome da minha mãe: Maria da Atividade Sirino dos Santos
    Nomes dos irmãos da minha mãe: José Rau Lino, Luzia Nega, Maria Trindade e Izabel
    Branquido é enteado da minha mãe.
    Filhos de Branquido Izabel Neto: José Izabel Neto e Ailton Izabel Neto
    Meu vô: Jovino Sirino Gomes dos Santos.
    Telefone para contato: (35) 999513546

  31. Sou de Pernambuco, fruto de relacionamento casual….o meu pai era casado e trabalhava com apontador na plantações de cana de açúcar….Só seu que o nome da esposa dele era Dolores e ele se chama Antônio Fernandes. Visitando a cidade descobri que ele faleceu e não havia mais ninguém da família lá. Gostaria de encontrar meu irmãos e irmãs….

  32. Gente procuro Adriana Mãe de calebre e Thiago quem realmente procura e seu filho Maycon Eduardo o sonho dele e recontrar sua mãe Adriana e seu pai Moacir ele não sabe o sobre nome pois ele foi dado apenas com três dias de nascido ele que muito encontrar a família se alguém souber de alguma informação favor entrar em contato pelo meu email

  33. Procuro meus irmãos .nós fomos dados em minas gerais .numa rodovia de trem 1964.queria muito encontrar eles.eramos 3. Só eu de menina..lembro uma mulher me deu para um casal .numa linha de tem…nunca mas vi eles.to com 51 anos

  34. procuro meus irmaos meu pai disse q eu tem 9 irmaos no riu grande do norte em natal o nomi do meu pai e joao fabricio ribeiro .o nomi da minha vo paterna e maria conceisao ribeiro meu vo fabricio ribeiro

  35. Gostaria de saber se ainda tenho parentes em três corações mg mas e da parte do meu pai eu figuei sabendo que tenho uma irmã me ajudem.

  36. Me chamo Eduardo tenho 32 anos moro em Campo Grande ms , estou a procura do meu pai , não conheço ele e nem fui resgistrado no nome dele. Única informação que tenho sobre ele é , que ele tem dois filhos chamado Maria Eduarda e carlos Eduardo ele tem uma irmã formada em psicologia nome dele é francisvaldo tem um irmão chamado frank , são essa informação que eu tenho sobre ele , a esposa dele tem parente no bairro taquarussu em Campo Grande ms. Desde já agradeço a quem leu essa mensagem obrigado

  37. Eu gostaria de encontrar os parentes de meu pai o nome do meu pai é João patrício da Silva filho de José patrício e felicidades da conceição meu e de Taquaritinga Pernambuco meu tio é jose meu nome e Patrícia

  38. Me desculpa a pergunta, mais você é de Carangola? Meu marido esta a procura da família biológica, ele tem 31 anos

  39. Meu tio Jorge Fernandes Sousa está desaparecido moito tempo foi pra Goiás noca más volto pra Bahia à está data 1958

  40. Gostaria de conhecer meu pai biológico nunca vi ele a unica coisa que sei sobre ele e o seu primeiro nome que eh EDGAR CORREIA e que ele mora em manaus isso e tudo que sei meu maior sonho e saber que ele eh tenho 28 anos e preciso de ajuda quem se alguem conhece ou ja ouviu falar me ajudem por favor o nome da minha mae e Ruth. Filha do seu João e da dona maria

  41. Meu nome e Iracema tenho 28 anos e Gostaria de conhecer meu pai biológico nunca vi ele a unica coisa que sei sobre ele e o seu primeiro nome EDGAR CORREIA e que ele mora em manaus gostaria muito que se alguem conhece ou ja ouviu falar me ajudem por favor o meu maior sonho e de conhecer ele, ou pelomenos saber quem ele eh o nome do minha mãe e Ruth filha do seu João e da dona maria os meus avos trabalhavam pra esse homem o Edgar na epoca eles trabalhavam com aquários de peixe.! Me ajudem por favor !

  42. procuro por meu irmão ( nelson de moraes lima) a ultima vez que o vi foi em 1990 ele disse que ia pro maranhão. de lá pra cá as noticias são variadas e incertas. ouvi dizer que tinham matado ele no Mt já outros diziam que ele tava preso no maranhão. devido falta de recursos nunca pude ir atras da vdd. chamavamos ele de (Neto) filho de maria nilza seu pai biologico era conhecido como oliveira

  43. Quero encontrar o atestado de óbito da minha avó Júlia da Conceição nascida em Portugal Freches, distrito da guarda em Portugal era filha de Silvana do Couto e José Maria dos Santos Mendes, casada com Abel Paulo ou Paulos, preciso também do registro de Nascimento de ambos e do atestado de casamento ou Rne do meu avô. Era Filho de Antônio Paulos e Filomena Augusta nascido em Portugal Trancoso.

    1. eu procuro notícia de minha mãe..éla foi para o..Rio de Janeiro..por volta de..1978..de lá nunca mais ouvi falar dela

  44. Quero encontrar meu tio que desapareceu a mais de quarenta anos.
    Ele morava no estado do Maranhão.
    Filho de inocência Gomes de Oliveira e Francisco leite

  45. Procuro a família do meu pai que faleceu, meu vô se chama sumira telvino dos santos, e ogenio telvino dos santos