Como as Histórias Familiares Moldam a Nossa Identidade

dezembro 26, 2018  - by 

Por que as histórias familiares são importantes? Elas afetam diretamente como nós nos vemos, nossa capacidade de sucesso, e até mesmo o nosso nível de resiliência.

“Deixa-me te contar uma história sobre quando tinha a sua idade.” Quantos de nós se lembram de ouvir isso de nossos pais na hora de dormir quando éramos crianças? Quantos de nós já dissemos isso aos nossos próprios filhos ou netos? Além do tempo de qualidade para se conectar, que o compartilhamento de histórias familiares pode proporcionar ao seu relacionamento, especialistas e pesquisadores descobriram uma série de benefícios adicionais, tanto para o ouvinte quanto para o contador das histórias.

 

Estabelecer a Nossa Identidade Central

Histórias familiares afetam diretamente como nos vemos porque nos dão uma ideia de onde viemos e como nos encaixamos em nossa família. Pense em cada história familiar como um fio único em uma tapeçaria tecida com padrões, cores e desenhos bonitos e complexos. Como a tapeçaria, nós somos uma combinação da cultura, da história, e das tradições que nós herdamos de nossas próprias famílias.

 

Candid-Sister_shutterstock-397452370

A pesquisadora de narrativa familiar Robyn Fivush descobriu que o compartilhamento de histórias familiares contribui para a autoconfiança emergente das crianças, tanto como indivíduo quanto como membro de uma família unificada. Os adolescentes que são capazes de contar detalhes e especificidades das histórias familiares têm maior autoestima e maior resiliência. Nossas histórias familiares nos dão um sentimento de pertencimento e criam uma identidade central que pode ser uma grande fonte de empoderamento.

Fortificar a Fé em Nós Mesmos

Compartilhar histórias familiares nos ajuda a avaliar as ações dos outros e a criar um significado do passado. Quando enfrentamos desafios, podemos tirar a força de histórias de parentes que também lutaram com desafios e obstáculos semelhantes e, em seguida, foram capazes de superá-los.

Father-and-Son_Telescope-1949090Durante sua palestra na RootsTech 2016, David Isay, o fundador e presidente da StoryCorps, compartilhou uma gravação de áudio de um homem chamado Lynn Weaver contando a sua filha uma história sobre seu próprio pai, Ted Weaver, que trabalhava como zelador e motorista para cuidar da família. Uma noite, depois de sofrer com seu dever de álgebra, Lynn desistiu da tarefa e foi para a cama. Ted acordou Lynn às 4 horas da manhã, tendo ficado acordado a noite toda para ler o livro de álgebra e aprender os conceitos para que ele pudesse ensiná-los a seu filho. Lynn, que se tornou um renomado cirurgião, contou mais tarde a sua filha: “Até hoje, eu vivo minha vida tentando ser metade do homem que meu pai foi.”

Histórias de perseverança e resiliência como esta nos ajudam a fomentar a fé em nós mesmos. Saber que nossos antepassados triunfaram sobre coisas difíceis nos dá a fé e a esperança de que também o faremos.

RootsTech2016
Para assistir ao vídeo, clique aqui

Aumentar a Empatia

Ouvir as histórias de nossas famílias e aprender sobre as dificuldades enfrentadas, nos ajuda a desenvolver compreensão, compaixão e empatia por eles. Isay disse: “O poder de histórias autênticas, de histórias contadas do coração. . . o poder de construir pontes entre pessoas, pontes de compreensão, é infinito. ”

Quando ouvimos as narrativas dos membros da família que se foram antes de nós, muitas vezes aprendemos que estamos percorrendo caminhos semelhantes. Nós observamos tópicos comuns e interseções em nossas histórias. “Você vai andar nos passos dessa pessoa e reconhecer um pouco de si mesmo nessa pessoa”, disse Isay. Quanto mais lemos e ouvimos, mais vemos que somos mais parecidos do que diferentes. Histórias compartilhadas voltam nossos corações para nossos pais, mães e antepassados.

Testificar a Verdade

Histórias familiares são testemunhas de experiências pessoais e história cultural. As cartas combinadas, diários, contos orais, fotos e vídeos que contam nossas histórias, todos testemunham de verdades simples. Elas mostram nossos familiares e suas experiências de vida através de uma lente autêntica, para que possamos entender melhor como eles realmente eram.

Family-Identity_Telescope-1940825

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Que Você Pode Fazer

Então, o que você pode fazer para trazer esses e muitos outros benefícios para sua própria família? Isay disse: “Ouvir é um ato de amor. Um lugar onde duas pessoas falam e fazem as perguntas que sempre quiseram fazer, é um espaço sagrado. “Se você quer uma família mais feliz, mais resiliente, crie esses espaços sagrados e conte suas histórias.

  • Você pode começar agora mesmo.
  • Converse com seus filhos sobre as tradições com as quais você cresceu.
  • Conte histórias sobre sua família e sua cultura. Conte sobre as dificuldades e os triunfos.
    Esse simples ato pode simplesmente aumentar a probabilidade de que sua família prosperará por muitas gerações vindouras.
  • Você pode ainda gravar muitas dessas histórias usando o aplicativo móvel Recordações.

 

por Rachel Coleman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários