Conheça as Comidas Típicas do Brasil

outubro 30, 2019  - by 

Você tem ancestrais brasileiros?
Descubra sua herança no Brasil com o FamilySearch.org.

Ah, o Brasil! Como é especial este país. Há muitos brasileiros que saíram do Brasil, mas a verdade, é que o Brasil nunca sai de nós. Nossa cultura, nossa música, nosso idioma, nossa simpatia, são reconhecidos e bem vistos pelo mundo todo. Mas, nossa comida, é um assunto muito bem falado também! Nossa culinária é apreciada ao redor do mundo todo!

Neste artigo, gostaríamos de trazer um pouquinho de nossa culinária tão vasta e tão gostosa. Se você é do Brasil e suas receitas favoritas de família não estão listadas aqui, nos envie uma mensagem na seção de comentários. Você também pode adicionar estas receitas em  Recordações do FamilySearch e passá-las para as gerações futuras!


Feijoada

Não há pessoa no mundo que resista a uma boa feijoada, não é mesmo? A feijoada é um prato que consiste num guisado de feijões-pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. É servida com farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros acompanhamentos.


Churrasco

Churrasco, um prato feito à base de carne in natura assada sobre fogo ou brasas.

É da região Sul do Brasil, a fama de melhor churrasco do país. É um prato feito à base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas de madeira ou metal (chamados de espetos), ou de grelhas. O tempero varia conforme o gosto e o costume local, podendo ser simplesmente sal grosso ou refinado, até as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne bovina é a preferida, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suína, ovina, de aves, além de embutidos, como a linguiça.


Feijão tropeiro

Um prato de feijão tropeiro misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, e temperos.

Só de pensar, já dá água na boca. Huuuum… O feijão tropeiro é um dos pratos mais típicos do estado de Minas Gerais. Ele recebe este nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado, por isso tropeiro. Esse prato é composto de feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e outros temperos.


Tacacá

O Tacacá, uma sopa feita com jambu e tucupi e camarões secos.

O Tacacá é uma iguaria típica da região amazônica e pode ser encontrado nos estados do Pará, Acre, Roraima, Amapá, Amazonas e Rondônia. É uma sopa feita com jambu (uma variedade nativa de paracreme, uma erva com propriedades anestésicas leves) e tucupi (um caldo amarelo feito com a raiz da madioca) e camarões secos. Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias.


Tapioca

Tapioca, um iguarias típicas do Brasil.

Tapioca  é a fécula extraída da mandioca. Trata-se do ingrediente principal de algumas iguarias típicas do Brasil, como o beiju, quitute indígena.

É possível encontrar a massa para tapioca nos supermercados do Brasil todo. Há tapiocas com recheios salgados com presunto e carne e tapiocas com recheios doces, com leite condensado, por exemplo.


Frango com Pequi

Arroz com frango e pequi goiano, uma receita deliciosa.

Arroz com frango e pequi goiano é uma receita deliciosa e perfeita para servir no almoço. O pequi também chamado de pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária. Seus frutos são, também, consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. O fruto pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva. Apesar de consumido em muitos locais, o pequi é muito comum no estado de Goiás.


Pão de Queijo

Famoso pão de queijo.

Não poderíamos deixar de mencionar o nosso famoso pão de queijo. Apesar de encontrar pão de queijo pelo Brasil todo, nada se compara ao que encontramos no estado de Minas Gerais. A origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. Consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica.


Brigadeiro

Brigadeiro, conquistando paladares pelo mundo afora.

Brigadeiro…Possivelmente, todos os brasileiros já experimentaram pelo menos alguma vez um brigadeiro. Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura.  Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de micro-ondas. Super fácil de fazer e muito gostoso, conquistando paladares pelo mundo afora. 

Há muitos outros pratos que poderíamos mencionar aqui. As comidas típicas do Brasil são deliciosas e poderíamos fazer uma lista gigantesca. Temos pratos incríveis como o barreado, carne de sol, acarajé, moqueca capixaba, caldinhos de sururu e maçunim que não foram mencionados. No entanto, em uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar muitas receitas e pratos incríveis para conectar-se com suas origens!

E quanto a você, qual seu prato preferido da culinária brasileira?


Descubra seus Ancestrais com FamilySearch.org!

Family from Brazil walking along the street.

Latest posts by Inae Leandro (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários