Construa Sua Árvore Genealógica–Primeiros Passos

outubro 30, 2019  - by 

A maneira mais fácil de iniciar a pesquisa da história da sua família é começando por você mesmo, com seus próprios documentos e com o que você já sabe, como o nome completo de seus pais e talvez dos seus avós. Se não, na sua certidão de nascimento você poderá encontrar essas informações importantes. Perguntando a seus pais ou tendo a certidão de nascimento deles você  terá também o nome de seus avós.

Com esta simples pesquisa você pode chegar até a quarta geração de sua família! Para organizar as informações que já tem, você pode usar um programa para criar a sua árvore genealógica ou uma planilha, em seu computador.

Descubra O Que Seus Familiares Sabem

O próximo passo é descobrir o que seus familiares sabem a respeito de seus antepassados. Vale lembrar que a família é uma fonte incrível de informações.

Pegue um caderno, um lápis e uma borracha. (Ou planeje para fazer anotações em seu celular ou notebook! ) Calce seu calçado mais confortável e vá em busca de  informações:

Converse com os mais velhos primeiro.
  1. Converse com todo mundo. Parentes diretos ou não. Muitas pessoas tem o hábito de fazer anotações em diários e cadernos. Elas também podem ter fotos e atrás dessas fotos anotações.
  2. Converse com os mais velhos primeiro. Filme ou grave. Talvez a memória atual deles esteja comprometida, mas o passado está muito vivo em suas mentes.
  3. Que tal usar as mídias sociais? Faça grupos familiares no Whatsapp. Crie grupos de busca no Facebook.  
  4. Você também pode convidar seus familiares para ajudá-lo a montar sua árvore genealógica.

Procure por Documentos de Família

Use o que descobriu sobre sua família para aprofundar as suas pesquisas.

  1. Tente encontrar Bíblias, diários pessoais, cartas e fotos. Você irá se surpreender com  as  informações valiosas que poderá encontrar!
  2. Arquivos online – Você precisa encontrar certidões de nascimento de seus antepassados?  Existem muitos arquivos que podem ser solicitados ou visualizados online nos dias de hoje:
    1. Primeiro, tente fazer uma pesquisa em sites como o FamilySearch. Eles têm uma enorme coleção de registros disponíveis gratuitamente.
    2. Em seguida, procure outros lugares onde você possa encontrar registros civis e registros de igreja do Brasil.
  3. Procure por outros documentos civis – Cartões de escola, clubes, identidade, título de eleitor, certificado de reservista, carteira de trabalho. Você pode encontrá-los ao visitar seus parentes ou ao buscar informações que o conduza até eles.  Para obter esses documentos de outras organizações, provavelmente você precisará apresentar uma certidão de nascimento ou de casamento.
Família olhando fotos.

Tenha em mente desde o início que uma árvore genealógica não é feita apenas de nomes, datas e lugares. Fotos, histórias familiares, relatos e resumos podem fazer parte de uma árvore genealógica também.

Faltam Ainda Alguns Nomes e Datas?

À medida que a pesquisa sobre sua família vai avançando é normal descobrir que informações ainda estão faltando. Tudo bem! Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo quando você não  estiver conseguindo ir adiante.

  • Primeiro leia atentamente todos os documentos que você conseguiu encontrar. Muitos geralmente contêm mais informações do que você imagina – Por exemplo, às vezes parentes próximos como tios e irmãos aparecem como testemunhas ou padrinhos.
Primeiro leia atentamente todos os documentos.
  • Inicie a pesquisa pelas mulheres da família! As certidões de nascimento do Brasil podem não conter o nome pai, mas raramente não contêm o nome da mãe.
  • Saiba mais sobre os nomes de sua família – Os registros de batismo e nascimento do Brasil antes de 1900 continham apenas o primeiro nome da criança. Além disso, as famílias portuguesas e espanholas frequentemente mudavam seus sobrenomes a cada geração (Leia mais sobre isso em nomes brasileiros)
  • Genealogia de parentes de cônjuges – Os irmãos de seu pai se casaram? Veja a  genealogia da família dos cônjuges. É surpreendente como nossas raízes se cruzam. No FamilySearch, você pode facilmente conectar-se a outras árvores genealógicas criadas por outras pessoas.
  • Se você tem índios brasileiros ou escravos africanos em sua árvore genealógica, talvez seja mais difícil encontrar seus antepassados. Saiba mais sobre esses registros em Brasil Raças Nativas e Brasil Escravidão e Servidão na Wiki do FamilySearch.
  • Algum de seus antepassados foi um imigrante? Procure por documentos de imigração no Consulado.
  • Se você estiver tendo problemas para ler registros em diferentes idiomas, a Wiki do FamilySearch possui algumas listas de palavras muito úteis para iniciantes. A Wiki também ajuda você a esclarecer outras dúvidas sobre a genealogia do Brasil

Quanto mais dados você adicionar à sua árvore genealógica, mais conexões você encontrará! Lembre-se de adicionar as informações que você achar ao FamilySearch. À medida que mais e mais registros são adicionados às coleções do FamilySearch, mais você poderá aprender com as correspondências de registros do FamilySearch com seus antepassados.


Descubra seus Ancestrais com FamilySearch.org!

Family from Brazil walking along the street.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários