52 Perguntas em 52 Semanas: Escrever Sobre Sua Vida Nunca Foi Tão Fácil

abril 1, 2015  - by 

Poucas pessoas discordariam do valor que há em se criar a história de uma vida. Na verdade, é uma ideia muito nobre registrar a história de sua vida. Com ela, seus descendentes provavelmente aprenderão algo valioso e encantador com as coisas que você viveu e o conhecerão como indivíduo.

Muitas pessoas acreditam que demora muito tempo para escrever sua história e acham que a tarefa é grande demais. Por causa disso, elas nunca começam. Mas compartilhar as lembranças de sua vida não precisa ser um esforço tão grande. Pense por um instante como a tarefa de registrar sua vida pode ser fácil se você se concentrar em escrever sobre apenas um assunto por semana. Não importa se você escrever alguns parágrafos, uma única página ou várias. O importante é que você escreva algo. Qualquer coisa é melhor do que nada.

Agora imagine se alguém lhe desse uma pergunta sobre a qual escrever a cada semana por 52 semanas. No final de apenas um ano você teria registrado sua própria história para compartilhar com seus filhos e sua posteridade. Você jamais será esquecido porque a história da sua própria vida vai permanecer. Acrescente algumas fotos e ela será ainda mais convidativa de se ler.

Abaixo estão 52 perguntas. Todas as semanas, durante um ano, escolha uma pergunta e escreva o tanto quanto desejar. Não se preocupe sobre o quanto você redigir a respeito de cada pergunta, mas escreva algo. As perguntas não precisam ser respondidas em uma sequência especial. No final da lista estão algumas perguntas extras, caso haja alguma que não se aplique à sua vida.

Ao terminar, vá até o site FamilySearch.org e adicione suas histórias à sua árvore familiar. Ao adicionar suas histórias ao seu ramo particular da Árvore Familiar, você garante que elas estarão salvas e seguras para as gerações futuras. Seus bisnetos poderão encontrá-las, vão se deleitar ao ler sobre sua vida e saber quem você é.

Boa sorte e desfrute sua nova aventura escrita. As futuras gerações ficarão felizes por você reservar tempo para escrever algo sobre sua vida e por deixar um legado tão valioso.

  1. Qual é seu nome completo? Por que seus pais lhe deram esse nome?
  2. Quando e onde você nasceu? Descreva sua casa, sua vizinhança e a cidade onde cresceu.
  3. Conte sobre seu pai (o nome dele, data e local de nascimento, os pais dele, etc.). Compartilhe algumas recordações que tem de seu pai.
  4. Fale sobre sua mãe (o nome dela, data e local de nascimento, os pais dela, etc.). Compartilhe algumas recordações que tem de sua mãe.
  5. Que tipo de trabalho seus pais faziam (fazendeiro, vendedor, gerente, costureira, enfermeira, dona de casa, profissional, trabalhador, etc.)?
  6. Algum dos membros de sua família faleceu? Em caso positivo, do que faleceram? O que você se recorda sobre a morte deles e quais foram as circunstâncias de sua morte?
  7. Que tipo de provações e tragédias sua família teve enquanto você crescia?
  8. Há algum traço genético incomum em sua linhagem familiar?
  9. Qual o nome de seus irmãos e suas irmãs? Descreva algo que lhe pareça mais importante sobre cada um de seus irmãos.
  10. De quais tradições familiares você se lembra?
  11. Sua família tinha maneiras especiais de comemorar feriados?
  12. Compartilhe algumas recordações de seus avós.
  13. Seus avós moravam perto? Em caso positivo, o quanto eles eram envolvidos em sua vida? Se eles moravam longe, você alguma vez viajou para visitá-los? Ou vice-versa? Como eram essas viagens?
  14. Quem eram suas tias e seus tios? Você tem tias ou tios que realmente se destacam em sua mente? Escreva algo a respeito deles (nomes, personalidades, eventos que você se lembra de ter participado com eles, etc.).
  15. Onde você frequentou a escola? O que você achava da escola?
  16. Quais eram suas matérias favoritas na escola? Por quê?
  17. De quais matérias você gostava menos? Por quê?
  18. Quem foram alguns de seus amigos na escola? Como eles eram? O que eles fazem hoje?
  19. Se você frequentou uma faculdade ou um ensino técnico, em qual escola estudou? O que você estudou? Que recordações você tem daqueles anos?
  20. O que você vê como seus pontos fortes?
  21. Quais foram alguns desafios que você teve de enfrentar?
  22. Com quais problemas de saúde você teve que lidar durante sua vida?
  23. A religião foi uma parte importante de sua vida familiar? Em caso afirmativo, qual era a religião de sua família e o que isso significou para você? Ela ainda é uma parte importante de sua vida hoje? Se a religião não fez parte de sua vida, por qual razão isso se deu?
  24. De que tipo de comida você gosta? De que tipo de comida você não gosta? Você tem algum tipo de alergia a alimentos ou medicamentos?
  25. Cite dois ou três pratos que sua mãe ou seu pai faziam que eram especialmente memoráveis?
  26. Como você conheceu seu cônjuge?
  27. Como você descreve seu cônjuge?
  28. Como foi o seu namoro? Descreva o dia de seu casamento.
  29. Compartilhe algumas histórias sobre seu cônjuge.
  30. Quantos filhos você tem? Quais são os nomes deles? Compartilhe algumas recordações sobre cada um de seus filhos.
  31. Quais foram alguns dos eventos mais importantes da comunidade, nacional e mundial que você vivenciou?
  32. Como alguns desses eventos mudaram sua vida?
  33. Quais são algumas das suas filosofias de vida ou os pontos de vista que você compartilharia com outras pessoas?
  34. Quais são alguns dos valores pessoais que são muito importantes para você? O que você fez (e está fazendo agora) para ensinar esses valores a seus filhos?
  35. Liste pelo menos cinco pessoas que você classificaria como verdadeiros grandes homens e mulheres. O que fizeram para serem grandes?
  36. Cite 20 coisas ou mais sobre si mesmo(a).
  37. Liste 20 coisas ou mais que você acha que faria do mundo um lugar muito melhor se não existissem.
  38. Liste 20 coisas interessantes que você já experimentou na vida.
  39. Se você pudesse passar um dia com qualquer pessoa famosa do mundo, quem seria e o que você faria durante o seu dia com essa pessoa?
  40. De que você tem medo?
  41. O que faz você parar e pensar: “Uau!”?
  42. Cite algumas coisas que você gosta de fazer em seu momento de lazer.
  43. Quais foram os problemas de saúde que você enfrentou?
  44. Que conselho você daria sobre a criação de filhos que você aprendeu ao criar seus próprios filhos?
  45. Quais são alguns de seus talentos? Como você os descobriu? O que tem feito para cultivá-los e melhorá-los? Como eles ajudaram sua família?
  46. Qual a sua carreira? Por que você escolheu essa carreira?
  47. Quais foram alguns empregos que você teve ao longo de sua vida? Relate sobre algumas das experiências memoráveis que teve com esses empregos?
  48. Faça uma lista de cinco acontecimentos ou experiências importantes em sua vida e explique quais efeitos eles causaram em você.
  49. Quais são algumas das lições de vida que você gostaria de passar para sua posteridade?
  50. Em quantos lugares você morou durante sua vida? Forneça uma breve descrição de cada lugar que já viveu e por que se mudou.
  51. Se você pudesse voltar no tempo e fazer as coisas de novo, o que você mudaria?
  52. Depois de tudo terminado, por quais motivos, eventos, atributos, etc. você gostaria de ser lembrado? Que legado você gostaria de deixar? O que você está fazendo agora para que isso aconteça?

Perguntas Extras

  1. Se um jornal quisesse fazer uma matéria sobre você, qual seria o tema escolhido?
  2. Se alguém lhe desse cem dólares e lhe dissesse para dá-los a outra pessoa, mas que NÃO pudesse ser para alguém de sua família, o que você faria?
  3. Você já viajou para algum lugar fora de seu país? Qual foi o motivo da viagem ou viagens e que coisas memoráveis aconteceram durante algumas dessas viagens?
  4. Quais foram alguns modismos populares pelos quais passou ao longo de sua vida?
  5. Como você passava seus verões?
  6. Quais foram algumas de suas férias mais inesquecíveis?
  7. Como você descreve sua personalidade?
  8. Descreva sua filosofia sobre o dinheiro.
  9. Você já teve animais de estimação? Fale sobre eles.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Eu tenho um blog, no qual compartilho algumas experiências da minha vida. Mas essas perguntas são ótimas como inspiração até para eu escrever um livro!

  2. ACHEI BEM LEGAL ESTA INICIATIVA. TENHO TENTADO E ATÉ JÁ ESCREVI ALGO MAIS OU MENOS PARECIDO COM O CONTEÚDO DESTA INFORMAÇÃO. OBRIGADO, VOU PROCURA ME APERFEIÇOAR AGORA.

  3. Era de um roteiro que eu precisa para fazer uma historia de vida, tenho certeza que não só eu. Iniciei imediatamente, abrir uma pasta e coloque este roteiro. Pensei também sobre algumas das pergunta, viajei no tempo. muito obrigado.

  4. Muito me alegrou a ideia de deixar registrado partes da minha vida, sou recém conversa diferente do meu esposo, filhos e netos que advirão… Saberão o porquê fazem parte do convênio eterno. E o mais importante que tudo de fato se cumpriu, de acordo com minha benção patriarcal, notarão que literalmente o Senhor prepara nosso caminha para nossa eterna felicidade ☺. Que bom que haverá um meio de conhecer a mão do Pai Celeste, na sua individualidade, muito antes da vida terrena, acredito que isso proporcionará maior gratidão pelos antepassados e nós pela geração futura.

  5. Que bênção e privilégio o senhor proporciona aos seus filhos(as) através da tecnologia. Uma oportunidade de poder chancelar e presentear aos seus descendentes eternizando o Seu, o Meu, o Nosso legado de vida!

  6. Gostei dessa ajuda. Já tenho um bom começo de minha historia, mas vejo que deixei de relatar várias experiências que as perguntas oferecem como suporte. Vou acrescentar e tornar minha historia mais completa.

  7. Prezados Senhores

    Estar de parabens por esta iniciativa de fornecer este questionário, um guia muito útil para quem quer iniciar “histórias de família”.
    Há anos eu tento fazer este trabalho, consegui iniciar algumas histórias que já estão no site que administro do “Family searching” mas quando você pede, solicita a algum parente você não tem retorno. As pessoas acham difícil escrever, não se interessam…
    Com este questionário, creio que muito auxiliará!
    Grato,
    Adão Neves